Neuropediatria

Agende seu atendimento

Neuropediatra

Rafaela Coppo
RQE7883 – Especialidade: Neuropediatria

NEUROPEDIATRIA

O Neuropediatra, ou também chamado de Neurologista Infantil, tem a responsabilidade de diagnosticar e tratar o sistema nervoso central e periférico das crianças, incluindo aquelas que estão no início da sua adolescência.

Com essa função de acompanhar todo o desenvolvimento infantil é responsável por controlar doenças comuns como distúrbio do sono, dificuldade escolar, déficit de atenção, dores de cabeça e doenças mais complexas como encefalite, epilepsia, meningite, paralisia cerebral, etc.

É fundamental a participação da família ao buscar rapidamente o especialista Neuropediatra porque existem doenças reversíveis e controladas que, quando remetido a uma consulta imediata, pode-se obter sucesso no caso com maior rapidez.

Quando procurar um neuropediatra?

O que grande maioria não sabe é o momento certo para agendar o Neuropediatra, pois existem problemas menos agudos e pouco perceptíveis e que por isso não é sentido como um aviso para procurar esse especialista.

No caso de crianças, entre 2 a 7 anos, por exemplo, muitas vezes identificamos em casa mesmo (o que é extremamente errado) como uma “fase” e que logo vai passar ou até mesmo sendo como manha ou birra.

Esses pequenos sinais que a criança transmite funciona como um alerta aos pais ou aos responsáveis para procurarem o profissional. Quando a criança já possui um acompanhamento com o Pediatra facilita a observação, pois normalmente este encaminha o paciente para o Neuropediatra e assim também é possível solucionar o problema com mais agilidade.

Quais são as doenças e transtornos que são assistidos e tratados pelo Neuropediatra?

– Distúrbios do Sono (falta de sono, insônia, fobia noturno, bruxismo noturno)
– Dificuldades na escola (relacionamento, notas baixas)
– Hiperatividade ou Déficit de Atenção
– Paralisia Cerebral
– Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Periférico
– Autismo
– Doenças Musculares
– Crises Convulsivas
– Dificuldades para Andar
– Síndromes Genéticas
Carregando...